Páginas

terça-feira, 6 de julho de 2010

Tudo vale a pena!


Deixar a vida de lado por medo de se machucar é também evitar as surpresas fantásticas que existem pelo caminho. Cada cicatriz é sinal de uma dor vencida. Cada lembrança boa é a marca eterna de um momento inesquecível. Bem e mal, bom e ruim, não há forma de se conseguir um sem esperar que a qualquer momento a moeda possa se virar.

Alguns dias são domingos opacos, segundas pálidas, terças cinzentas. Outros são simplesmente uma enorme aquarela de emoções... E esses dias, um-a-um, fazem parte de nossa obra-prima...

É por isso que se pode tudo nesta vida, só não se pode deixar de viver. Vamos exagerar sempre! Chorar muito de tristeza ou de felicidade, dar gargalhadas com a mais infame piada, cantar desafinado, sair do ritmo e do tom, dançar mesmo depois da música parar de tocar, entregar o coração a mais e mais paixões... (uma hora alguém vai cuidar direitinho dele! E quando isso acontecer, qualquer preço pago terá sido muito pouco!)

Nunca estamos sozinhos nesta caminhada até o desconhecido. Mesmo quando todas as pressões à nossa volta parecerem indicar o contrário, sempre existirão pessoas maravilhosas que estarão nos carregando pelos ombros, nos dando a mão, nos ajudando a matar aquela curiosidade de saber o que existe após aquele aparentemente inalcançável horizonte de fim de tarde. E é com essas pessoas que devemos dividir nossas experiências e continuar a seguir... até o fim¹!!!

E.

¹"E o fim... é belo e incerto, depende de como você vê o novo, o credo, a fé que você deposita em você e só!" O Anjo mais velho - Teatro Mágico

3 comentários:

  1. "Valeu a pena? Tudo vale a pena
    Se a alma não é pequena.
    Quem quer passar além do Bojador
    Tem que passar além da dor.
    Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
    Mas nele é que espelhou o céu."
    Fernando Pessoa

    ResponderExcluir
  2. Para um camarada que gosto chamado Spinoza, Deus é positividade (causa de si e absolutamente infito) e não há nada que esteja fora dele. Visto que a vida é uma forma de sua manifestação e da substância, sob a forma de cogitatio (pensamento) e extensão (corpo) caracterizando a existência, a natureza substancial não possui, então, caracteres negativos exceto pela ilusão de uma ideia inadequada. Quando tomamos consciência desta ideia inadequada, sabemos que ela também é natural (e da natureza) e, assim, refazemo-la adequadamente. Reclamamos da dor e do sofrimento e julgamos que várias coisas "não valem a pena" tendo assim, ideias inadequadas. Mais adiante, ao compreender o emaranhado de determinismo de coisas que nos levam a agir ou pensar deste ou daquele modo , e seus processos, compreendemos que [isto ou aquilo foi necessario] e que, por isso mesmo, [tudo vale a pena e valeu...] No mínimo terei descoberto uma nova ideia adequada... e assim sucessivamente. É surpreender-se consigo mesmo. Mas é preciso ousar! Sempre. Mesmo que você seja tido como louco, socialmente suspeitável e não consiga agradar a mulher alguma.

    ResponderExcluir