Páginas

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

O Resto é Fantasia!

"Calvero: Dor de cabeça?
Terry: Onde estou?
Calvero: Você está no meu quarto. Moro dois andares acima do seu.
Terry: O que aconteceu?
Calvero:  Bem, eu vim para casa esta noite e senti cheiro de gás vindo do seu quarto. Então arrombei a porta, chamei um médico e, juntos, trouxemos você para cá.
Terry: Por que não me deixou morrer?
Calvero: Qual a pressa? Está com dores? (Terry sacode a cabeça.) É só o que importa. O resto é fantasia. Foram necessários bilhões de anos para que a consciência humana evoluísse, e você quer acabar com ela? E o milagre de toda existência? É mais importante que qualquer coisa no universo inteiro. O que as estrelas são capazes de fazer? Nada, a não ser ficar girando em seus eixos. E o Sol, lançando labaredas de mais de trezentos megamilhares de quilômetros de altura - e daí? Desperdiçando todos os seus recursos naturais. Será que o Sol é capaz de pensar? Ele tem consciência? Não, mas você sim. (Terry adormeceu de novo e ronca alto.) Perdão, engano meu!"

Luzes da Ribalta (Limelight), de Charles Chaplin (que também faz o personagem Calvero)




"A astronomia é útil porque nos eleva acima de nós mesmos; é útil porque é grande, é útil porque é bela; isso é o que se precisa dizer. É ela que nos mostra o quanto o homem é pequeno no corpo e o quanto é grande no espírito, já que nesta imensidão resplandecente, onde seu corpo não passa de um ponto obscuro, sua inteligência pode abarcar inteira, e dela fluir a silenciosa harmonia. Atingimos assim a consciência de nossa força, e isso é uma coisa pela qual jamais pagaríamos caro demais, porque essa consciência nos torna mais fortes." O Valor da Ciência (1904), de Henri Poincaré.



Lembremo-nos sempre... Nós estamos além das estrelas e todos os deuses disputam nossa atenção... 

Possuímos em nós todo brilho do mundo, e nenhum fenômeno astronômico  por mais impressionante que seja, é comparável ao milagre que em cada um de nós se consubstancia.

O Milagre da Consciência da Vida!

Nós somos aqueles que definem o mundo, o universo...
O nosso caminho.

E o resto?

O Resto é Fantasia...


U.

Um comentário:

  1. Explêndido! Muito legal ter usado a cena do "Luzes Da Ribalta", e depois um texto de um cientista, Pra dizer o mesmo ... de formas distintas. Adorei!

    ResponderExcluir